Perfil do Aluno 2023/2024 – DGEEC Esta publicação apresenta uma análise estatística abrangente sobre o sistema educativo português, reunindo dados relativos às crianças inscritas na educação pré-escolar e aos alunos matriculados nos ensinos básico, secundário, pós-secundário não superior e superior. Este documento permite caracterizar o percurso escolar dos alunos em diferentes níveis de ensino, fornecendo indicadores essenciais para compreender a evolução demográfica, académica e social da população estudantil em Portugal.
Guia Europeu de Ensino e Educação em Segurança e Saúde no Trabalho – ACT Orientações para a Educação e Formação de Professores relativas ao Ensino de Segurança e Saúde no Trabalho Deixamos também o folheto interativo “OSH! What a bright idea” que é o resultado do projeto internacional “Mind Safety – Safety Matters!”. Destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 18 anos e aborda questões de Segurança e Saúde no Trabalho entre jovens e jovens trabalhadores. O objetivo principal do folheto interativo é aumentar a tua atenção sobre a Segurança e Saúda no Trabalho na vida pessoal …
Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – UNESCO Orientação para uma abordagem centrada no ser humano para o uso da IA generativa . As ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como objetivo apoiar os …
Na página 91 do relatório pode ler-se: Nos Açores, no ano letivo 2030/2031, cerca de 902 docentes ultrapassarão a idade de reforma, ou seja, poderemos estar a falar numa saída de 18,43% de docentes em atual atividade nas escolas. No continente a situação é ainda mais dramática: De acordo com um estudo da Nova SBE, pedido pelo Ministério da Educação no final de 2021, cerca de 40% dos 120 mil professores que estavam a dar aulas em 2018/2019 deverão reformar-se até ao ano letivo 2030/2031. Fica aqui o relatório para consulta:
Foi publicado o Estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal, realizado pela Universidade do Porto para o Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), através do qual se faz o mapeamento das iniciativas, programas e conteúdos curriculares de cibersegurança no ensino básico e secundário em Portugal, comparando essas práticas com outros países da União Europeia. Este estudo incluiu a análise de documentos estratégicos, manuais escolares e um inquérito feito aos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas a nível nacional, para identificar as iniciativas desenvolvidas e a frequência com que a cibersegurança é abordada …
A Estratégia Digital Nacional – onde o digital simplifica, foi apresentada pelos Ministros da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes
Relatório “Saúde Psicológica e Bem-estar nas escolas”, que integra os resultados do 2.º estudo do Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-estar das escolas (OSPBE/DGEEC), que decorreu em 2024, e visou monitorizar indicadores de saúde psicológica e de bem-estar nas escolas portuguesas, para desenvolver propostas de intervenção ajustadas às necessidades identificadas e promover a sua implementação e avaliação. https://info.dgeec.medu.pt/saude-psicologica-e-bem-estar-2024/
Este Relatório é o resultado do trabalho coletivo da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, instituída pela UNESCO em 2019. Reconhecendo o empenho e as contribuições de todos os membros do nosso grupo diversificado e distribuído em termos geográficos, eu gostaria de agradecer em particular a António Nóvoa, embaixador de Portugal junto à UNESCO, que presidiu o comitê de pesquisa e redação da Comissão. As propostas apresentadas em “Reimaginar nossos futuros juntos” surgem de um processo global de participação e construção conjunta, o qual mostrou que a criatividade, a perseverança e a esperança são abundantes em um mundo de …
Publicação que apresenta as assimetrias entre as escolas públicas dos ensinos básico e secundário em Portugal continental, no ano letivo 2022/23, analisando as disparidades existentes entre as escolas em termos de contexto socioeconómico dos seus alunos.
Pode-se ler no Blogue da Rede das Bibliotecas Escolares: O mundo inconstante e plural em que vivemos exige-nos, frequentemente, a criação, gestão e avaliação de projetos, pessoais ou profissionais. Também em educação a utilização do trabalho de projeto é cada vez mais frequente, pois coloca o aluno no centro da sua própria aprendizagem. O projeto permite desenvolver competências consideradas essenciais para a vida em sociedade, nomeadamente o de enfrentar problemas complexos, para além das vantagens que traz ao nível da motivação, cooperação com os outros ou resolução de problemas. A abordagem por projeto leva o aluno a conceber, organizar e …
Este guião prático Planeamento e Avaliação de Projetos, de Luís Antunes Capucha, editado em abril de 2008 pelo Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, atual Direção-Geral da Educação, pretende apoiar os profissionais de ensino nos procedimentos relativos ao planeamento e avaliação dos projetos nas escolas.