Ensino Superior com novas regras para o próximo ano: O que muda? – notíciasaominuto

Ensino Superior com novas regras para o próximo ano: O que muda? – notíciasaominuto

As regras de cálculo da média dos alunos candidatos ao Ensino Superior no próximo ano letivo foram retificadas, deixando de contar a melhor classificação às disciplinas em que têm de fazer exames finais obrigatórios.

A retificação ao regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para o ano letivo de 2025-2026 foi hoje publicada em Diário da República e retira uma alínea do artigo que define a forma como se calcula a classificação do ensino secundário.

A mudança diz respeito aos cursos do ensino secundário organizados num ciclo de três anos, deixando de existir o ponto dois que definia que no cálculo das disciplinas cuja aprovação estava sujeita a exame final obrigatório era escolhida “a melhor classificação entre a classificação interna e a classificação final da disciplina existente”.

(…)

O cálculo da média do ensino secundário também foi alterado e agora há uma ponderação diferenciada consoante  a disciplina seja anual, bienal ou trienal: As disciplinas treinais (10º, 11º e 12º anos) passam a ter maior peso do que as disciplinas bienais (10º e 11º anos) ou anuais (12º ano). 

Além disso, a média do secundário passa a ter um peso mínimo de 40% na nota de candidatura ao ensino superior, enquanto os exames nacionais podem ter um peso máximo de 60%.


Discover more from Educador

Subscribe to get the latest posts sent to your email.