Alunos sem aulas: sem horas extras, impacto da falta de professores teria sido “muito maior” – Cristiana Faria Moreira – Público

Alunos sem aulas: sem horas extras, impacto da falta de professores teria sido “muito maior” – Cristiana Faria Moreira – Público

Daniel Rocha/Arquivo

Alunos sem aulas: sem horas extras, impacto da falta de professores teria sido “muito maior”

Ao longo do ano lectivo que passou, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste) nunca deixou de monitorizar o número de alunos sem aulas. E, numa aparente contradição com a falta de resultados da auditoria que o Ministério da Educação encomendou à KPMG para apurar quantos alunos estiveram sem aulas, os directores dizem ser possível fazer essa contabilização. Mas, ressalvam, não é fácil chegar a números fiáveis. E consideram que, mais do que chegar a um valor — que é, sobretudo, “político” —, o importante é insistir nas medidas capazes de atrair mais docentes para as escolas. Este ano lectivo, uma das medidas mais eficazes foi mesmo o recurso às horas extraordinárias — “uma sobrecarga de trabalho para quem já está sobrecarregado”, reconhece Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).


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