Reprovar é a solução? – artigo de opinião de Filipa Chasqueira para o Semanário Sol

Reprovar é a solução? – artigo de opinião de Filipa Chasqueira para o Semanário Sol

Quando olhamos para a escola não apenas como um lugar de partilha de conhecimentos, mas também como um espaço de crescimento pessoal e académico, de criação de laços afetivos e emocionais, podemos ter alguma dificuldade em compreender que se rompa o vínculo estabelecido com os professores e colegas, que previa um compromisso de crescimento conjunto. Especialmente quando o aluno é deixado para trás por não conseguir atingir as expectativas estabelecidas para a sua idade, num sistema de ensino que ainda não dispõe de estratégias eficazes para apoiar quem não se encaixa no padrão esperado.

Neste sentido, perante o carimbo de ‘reprovado’ na avaliação de alguns alunos surgem inevitavelmente algumas dúvidas: o que ou quem falhou? O que foi feito e o que ficou por fazer? Que contexto e que características tem aquele aluno?


Discover more from Educador

Subscribe to get the latest posts sent to your email.