Comunicado FNE – Técnicos especializados e trabalhadores de apoio educativo – Preocupação com as condições de arranque do próximo ano letivo
A Federação Nacional da Educação (FNE) manifesta a sua profunda preocupação face às condições em que se perspetiva o arranque do próximo ano letivo, nomeadamente no que respeita à situação dos técnicos especializados e dos trabalhadores de apoio educativo.
Apesar das diversas promessas por parte do Governo e da tutela, continuamos a assistir à ausência de medidas concretas que ponham fim à inaceitável situação de precariedade vivida por estes profissionais. A não concretização da abertura dos concursos para a sua vinculação representa não só o incumprimento de compromissos assumidos, como também o prolongamento de uma injustiça que compromete o normal funcionamento das escolas.
Estes trabalhadores desempenham funções essenciais para o apoio às comunidades educativas, contribuindo diariamente para a qualidade da escola pública. A manutenção da sua precariedade, sem perspetivas de estabilidade e valorização profissional, poderá levar muitos a abandonar o sistema educativo, procurando melhores condições laborais fora das escolas. Tal desinvestimento terá consequências negativas diretas para os alunos, para os projetos educativos e para a coesão das equipas escolares.
A FNE exige medidas imediatas e eficazes que assegurem a estabilidade profissional destes trabalhadores e o reconhecimento do seu contributo. É imperativo garantir condições dignas de trabalho para todos os que contribuem para o sucesso da educação em Portugal.
19 de junho de 2025
Comissão Executiva
Federação Nacional da Educação (FNE)
Discover more from Educador
Subscribe to get the latest posts sent to your email.