Videojogos nas aulas aumentam motivação, mas especialistas alertam para riscos – CNN

Videojogos nas aulas aumentam motivação, mas especialistas alertam para riscos – CNN

REVISTA DE IMPRENSA || Apenas 36% dos docentes usam estas ferramentas, maioritariamente em disciplinas de TIC, Ciências e Humanidades

Usar videojogos em contexto escolar pode aumentar a motivação dos alunos, melhorar o desempenho, especialmente entre os que têm mais dificuldades, e promover competências como criatividade, trabalho em equipa e pensamento crítico. É o que conclui o estudo “Os Jogos na Escola 2023-2024”, citado pelo Público, que inquiriu 1474 professores europeus – apenas 36% usam estas ferramentas, maioritariamente em disciplinas de TIC, Ciências e Humanidades.

Apesar dos benefícios reconhecidos até por docentes que não recorrem aos jogos, há riscos associados, como a dependência digital e a exclusão de alunos sem acesso a recursos tecnológicos.

Em declarações ao Público, Joaquim Fialho, especialista em redes sociais, alerta que “o grande desafio é encontrar um ponto de equilíbrio”, uma vez que escolher jogos adequados, limitar o tempo e garantir acessibilidade são essenciais. Mais de metade dos professores aponta também barreiras técnicas e financeiras.

Na Suécia, Luxemburgo e até em Portugal – onde poucos participaram no estudo – há sinais de abertura. Mas, sem formação específica para os docentes e apoio das escolas e pais, os videojogos correm o risco de ser vistos apenas como distração e não como ferramenta pedagógica eficaz.


Discover more from Educador

Subscribe to get the latest posts sent to your email.