Falta de professores nas escolas públicas só ficará resolvida “em 2030”, alertam diretores – CNN

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, garante que as mais de 11 mil vagas abertas para colocação de professores no próximo ano letivo não serão suficientes para responder às necessidades.
Os diretores escolares alertaram esta terça-feira que as 11 mil vagas abertas para colocação de professores no próximo ano letivo serão insuficientes para deixar de haver alunos sem aulas e estimam que o problema só ficará resolvido em 2030.
“No próximo ano letivo haverá novamente muitos alunos sem aulas”, afirmou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, garantindo que as mais de 11 mil vagas dos concursos não serão suficientes para responder às necessidades.
Os dois concursos, que terminam na quarta-feira, disponibilizaram 5.623 lugares para os professores contratados passarem a integrar os quadros e outras 5.433 vagas em quadros de escola, para que os docentes possam concorrer a outras escolas.
“Os concursos agora são anuais mas não resolvem o problema, que só ficará resolvido muito lá para a frente, em 2030”, disse à Lusa o também diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia.
Discover more from Educador
Subscribe to get the latest posts sent to your email.