Professores com doenças incapacitantes vão contar com mais vagas para mudar de escola – CNN – Agência Lusa

Professores com doenças incapacitantes vão contar com mais vagas para mudar de escola – CNN

Atualmente os docentes são colocados em função da capacidade de acolhimento

Os professores com doenças incapacitantes deverão contar com mais vagas para poderem mudar de escola, onde as vagas deixam de depender das disciplinas, antecipou esta sexta-feira o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

Esta é uma das novidades na proposta que o ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) está esta quarta-feira a apresentar às organizações sindicais do setor no âmbito das negociações da revisão do regime de mobilidade por doença. 

Atualmente, os docentes são colocados em função da capacidade de acolhimento, que pode ir até 10% do total do corpo docente, mas é definida pelos diretores para cada grupo de recrutamento.

De acordo com o SIPE, que integrou o primeiro grupo a ser recebido pela tutela, o MECI propõe agora que essa capacidade de acolhimento passe a ser definida pela Direção-Geral da Administração Escolar, independentemente das disciplinas em que há maior necessidade de professores.

“É uma medida muito importante”, sublinhou a presidente do sindicato, antecipando que, dessa forma, os professores contarão com um maior número de vagas para que possam aproximar-se da sua residência ou local onde recebem tratamento.


Discover more from Educador

Subscribe to get the latest posts sent to your email.