24 de Janeiro – Dia internacional da Educação

Texto retirado do website da UNESCO e traduzido de forma automática:

https://www.unesco.org/en/articles/7-ways-countries-are-transforming-education

7 formas como os países estão a transformar a educação

Um novo relatório da UNESCO fornece uma visão sobre a forma como os países estão a acelerar o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável global sobre educação (ODS 4). Destaca exemplos de acções dos países para transformar os seus sistemas educativos.

O artigo destaca sete formas importantes para os países transformarem os seus sistemas educativos. Baseia-se nas conclusões do relatório “Transformar a educação para o ODS 4: Relatório de um inquérito global sobre as acções dos países para transformar a educação”, publicado antes do Encontro Mundial de Educação de 2024. Este evento foi organizado em paralelo com a Reunião de Ministros da Educação do G20 no Brasil, enfatizando as prioridades comuns da Presidência Brasileira do G20 e da UNESCO, como a inclusão, a equidade e o financiamento da educação.

  1. Explorar múltiplos caminhos para transformar a educação

O relatório do inquérito sublinha a necessidade de uma abordagem multifacetada e específica ao contexto para transformar a educação. É essencial reconhecer que os países se encontram em diferentes lugares nas suas jornadas de transformação da educação e estão a adotar várias abordagens para apoiar o que é mais necessário nos seus contextos únicos.

A ação transformadora engloba melhorias graduais ou em pequena escala e mudanças sistémicas maiores que se alinham melhor com as necessidades de aprendizagem em evolução no âmbito de um novo contrato social. A transformação da educação precisa de ser contextualizada dentro das realidades únicas de cada país. Não só os países têm diferentes áreas prioritárias, como também têm diferentes condições económicas e socioculturais que influenciam a tomada de decisões.

  1. Garantir um financiamento consistente para a educação

O financiamento deve ser priorizado e sustentado, e devem ser adoptadas medidas inovadoras para acelerar a transformação. Sem financiamento suficiente, a qualidade da educação pode diminuir, afectando negativamente o futuro de inúmeros alunos.

Os países devem aumentar os investimentos na educação a partir de todas as fontes, incluindo a ajuda internacional e o financiamento inovador, para cumprir as suas metas do ODS 4, assegurando simultaneamente uma utilização eficiente e eficaz dos recursos. Para conseguir um financiamento eficaz da educação é necessário reduzir as ineficiências, melhorar a governação e associar os investimentos aos resultados da educação, centrando-se na maximização do impacto e da responsabilização.

  1. Dar prioridade à inclusão, à equidade e à igualdade de género na educação

A inclusão, a equidade e a igualdade de género estão no centro do ODS 4. Perante os desafios, os países são guiados por estes princípios à medida que transformam os seus sistemas educativos.

Todos os países comunicaram acções no sentido da inclusão, da equidade e da igualdade de género na educação. Ainda assim, subsistem desafios significativos, em especial para as crianças e jovens refugiados e deslocados, que correm um elevado risco de exclusão educativa. Alcançar a inclusão requer estratégias específicas e transformação sistémica para garantir que todos os alunos tenham igual acesso a uma educação de qualidade, essencial para cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

  1. Abraçar a transformação digital para impulsionar mudanças na educação

A transformação digital é essencial para transformar a educação, com os países a concentrarem-se no reforço da conetividade, dos recursos digitais e da formação dos educadores. Embora muitos países se tenham comprometido a expandir o acesso à Internet e a integrar ferramentas digitais para promover a equidade e a inclusão, continua a ser necessário abordar a qualidade dos conteúdos digitais e garantir que as plataformas digitais sejam acessíveis e seguras. O esforço é orientado por princípios de inclusão, equidade, qualidade e acessibilidade, salientando a necessidade de evitar que a transformação digital agrave as desigualdades existentes no acesso à tecnologia.

  1. Investir nos professores para transformar a educação

Investir na profissão docente é crucial para transformar a educação. Este investimento inclui o reforço do desenvolvimento profissional, equipando os professores com novas competências pedagógicas, ferramentas digitais e currículos actualizados.

Sendo a espinha dorsal da transformação educativa, os professores precisam de apoio sistémico para fazer face à escassez global e responder à evolução das exigências educativas. A melhoria das condições de trabalho, a promoção da autonomia profissional e a garantia de uma formação adequada são essenciais para tornar a profissão de professor mais atractiva e sustentável, sendo que muitos países já estão a tomar medidas transformadoras nestes domínios.

  1. Adotar uma abordagem holística, ao longo da vida, para transformar a educação e apoiar o bem-estar individual e social

A transformação da educação exige uma abordagem abrangente e integrada que reimagine os currículos, os métodos de ensino e as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. No centro desta transformação está a renovação das práticas educativas para cultivar conhecimentos diversificados através de perspectivas interdisciplinares e interculturais. Isto inclui a integração da sustentabilidade ambiental e das competências socio-emocionais no currículo, preparando os alunos para enfrentarem os desafios futuros como indivíduos resilientes e completos.

A transformação também enfatiza a integração de ferramentas digitais para apoiar a aprendizagem personalizada, estratégias pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e das capacidades de resolução de problemas. Ao promover um ambiente que fomenta a aprendizagem autónoma e ao longo da vida, a educação pode efetivamente colmatar o fosso entre os métodos tradicionais e as necessidades em evolução do futuro.

  1. Envolver as partes interessadas, especialmente os jovens e os estudantes, para transformar a educação de forma significativa.

Muitos países reconhecem cada vez mais a importância de integrar o envolvimento dos jovens nos seus quadros de governação, assegurando que as políticas e os processos de tomada de decisões incluam as vozes das pessoas diretamente afectadas pela transformação da educação.

O envolvimento genuíno e significativo dos jovens é inclusivo, baseado em direitos e responsável. Cria espaços para que os jovens e os estudantes tenham acesso a informações transparentes e oportunidades para exprimirem as suas opiniões, receberem o apoio necessário para terem êxito e participarem ativamente na tomada de decisões. Ao promover um sentido de propriedade entre os que são afectados pela educação, estas abordagens garantem que a mudança educativa tem mais probabilidades de ser aceite por aqueles que mais afectam.


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